O resgate da memória histórica como estratégia de desconstrução do racismo

Autores

  • Danielle Cabral Araujo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Vanessa Alice de Moura Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Bruna Suruagy do Amaral Dantas Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Racismo, Conscientização, Memória histórica

Resumo

Crianças atingidas pelo racismo acabam por expressar a negação da identidade negra em virtude dos estigmas associados à negritude. A Psicologia Comunitária, utilizando como aporte teórico-metodológico a problematização e a conscientização, pode proporcionar a potencialização dos sujeitos por meio do resgate da memória histórica e da desconstrução dos estereótipos de inferioridade racial. O presente artigo apresenta uma experiência profissional de práticas grupais com crianças, cujo principal objetivo consistiu em propiciar o resgate da memória histórica da cultura negra por meio da contação de histórias, visando combater o racismo.

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Biografia do Autor

Danielle Cabral Araujo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Formação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Vanessa Alice de Moura, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Formação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Bruna Suruagy do Amaral Dantas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Formação acadêmica e pertencimento institucional: professora de Psicologia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestrado e doutorado realizados na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

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Publicado

2021-06-02

Como Citar

Araujo, D. C., Moura, V. A. de, & Dantas, B. S. do A. (2021). O resgate da memória histórica como estratégia de desconstrução do racismo. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(2), 1–16. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3983

Edição

Seção

Número temático: Psicosociología en Latinoamérica