Um arranjo formativo em economia solidária para alunos do fundamental

Autores

  • Adriane Drummond de Almeida Ciodaro
  • Ediméia Maria Ribeiro de Mello

Palavras-chave:

Educação integral. Empreendedorismo solidário. Empoderamento comunitário. Comunidade pobre.

Resumo

Este artigo aborda uma questão relacionada à capacidade do programa de educação integral do MEC vir a contribuir para a autonomia dos estudantes moradores de comunidades pobres. Referenciais teóricos relacionados aos conceitos de autonomia, autogestão, empoderamento comunitário e empreendimento solidário contribuem para a reflexão e sistematização de uma experiência desenvolvida em uma escola municipal de Belo Horizonte, de simulação, planejamento e implementação de um empreendimento solidário, com os estudantes, visando às demandas da comunidade e de forma articulada com ela. Essa reflexão se baseou em pesquisa documental, bibliográfica e empírica e resultou na proposição de uma metodologia a ser aplicada no tempo e espaço da educação integral, por meio de oficinas e atividades de inserção na comunidade, na forma de um arranjo formativo para a educação integral em empreendedorismo solidário, visando à articulação dos recursos e demandas locais de comunidades pobres.

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Publicado

2018-10-01

Como Citar

Drummond de Almeida Ciodaro, A., & Maria Ribeiro de Mello, E. (2018). Um arranjo formativo em economia solidária para alunos do fundamental. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(4), 1–21. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3202

Edição

Seção

Artigos