FREUD E O REAL DA PUBERDADE: UMA LEITURA DO CASO EMMA

Autores

  • Daniela Teixeira Dutra Viola

Palavras-chave:

Psicanálise, puberdade, Freud, real, trauma

Resumo

Este artigo discute a questão da puberdade na obra freudiana a partir da referência lacaniana. Propõe-se investigar o estatuto desse tempo do sujeito na teoria da sexualidade por meio da leitura do “caso Emma”, fragmento clínico a que Freud recorre para ilustrar o mecanismo do trauma num trabalho do início de seu percurso teórico. Mesmo situado num ponto ainda muito introdutório da psicanálise, esse caso traz elementos de importância basilar para todo o devir dessa práxis por permitir a Freud a intuição de elementos que posteriormente Lacan vai abarcar pela noção de real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Teixeira Dutra Viola

Psicanalista, doutora em Psicologia (Estudos Psicanalíticos) pela UFMG, professora substituta no Departamento de Psicologia da UFSJ, pesquisadora do grupo Além da tela - Psicanálise e cultura digital (UFMG) e do LEPSI Minas.

Publicado

29-05-2021

Como Citar

Teixeira Dutra Viola, D. (2021). FREUD E O REAL DA PUBERDADE: UMA LEITURA DO CASO EMMA. Analytica: Revista De Psicanálise, 6(11). Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/analytica/article/view/2323