Considerações acerca do Corpo e o Nome Próprio

Autores

  • Maria Fernanda Fernandes Silva Universidade de Brasília - UnB
  • Daniela Scheinkman Chatelard Universidade de Brasília - UnB
  • Isalena Santos Carvalho Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Corpo, nome, desejo, identificação, complexo de Édipo.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o corpo como portador de um nome, possibilitando ao sujeito se posicionar diante do desejo do Outro, partindo das considerações acerca da identificação em Freud diante da construção do mito da horda primitiva e as elaborações lacanianas acerca do significante Nome-do-Pai. Três conceitos freudianos apontados envolvem a relação do corpo com os processos de identificação: o ideal do eu, o narcisismo e a pulsão. Enfatiza-se que o corpo porta então o nome como marca, definindo uma posição diante das questões do desejo implicadas no complexo de Édipo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Fernandes Silva, Universidade de Brasília - UnB

Psicanalista, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB).

Daniela Scheinkman Chatelard, Universidade de Brasília - UnB

Professora associada no Programa da Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura – PCL do Instituto de Psicologia na Universidade de Brasília (UnB).

Isalena Santos Carvalho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

18-09-2016

Como Citar

Silva, M. F. F., Chatelard, D. S., & Carvalho, I. S. (2016). Considerações acerca do Corpo e o Nome Próprio. Analytica: Revista De Psicanálise, 5(8), 31–48. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1567

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.