VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA REGIONAL VENDA NOVA (BH/MG)
Resumo
Este artigo trata da vulnerabilidade socioambiental na Regional Venda Nova, localizada no Vetor Norte de Belo Horizonte, Minas Gerais. Neste analisa-se a vulnerabilidade socioambiental na Regional Venda Nova, considerando como unidades espaciais os setores censitários do IBGE de 2010. A vulnerabilidade socioambiental foi mensurada por meio da elaboração de um Índice de Vulnerabilidade Socioambiental (IVSA), elaborado a partir de 21 variáveis, sendo 14 de origem censitária e 7 de origem ambiental. O método Delphi de consulta a especialistas e o Processo Analítico Hierárquico (AHP) foram adaptados para o processo de atribuição de pesos às variáveis da pesquisa, sendo consultados 16 especialistas - dentre eles docentes e profissionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A análise do IVSA demonstrou que na Regional Venda Nova os níveis de vulnerabilidade são medianos nas proximidades das principais vias e maiores nas áreas em que há vilas e favelas. Os resultados do IVSA, permitiram identificar as áreas consideradas mais vulneráveis do ponto de vista socioespacial e logo, as áreas consideradas prioritárias para a tomada de decisão quanto à gestão e ações públicas. A relação do IVSA com o zoneamento de 1996/2010 e 2019 demonstrou que o planejamento urbano está surtindo efeito, mas que ainda existem desafios a serem enfrentados, a exemplo, os alagamentos, enchentes e inundações da Avenida Vilarinho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.