VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA REGIONAL VENDA NOVA (BH/MG)

Autores

Resumo

Este artigo trata da vulnerabilidade socioambiental na Regional Venda Nova, localizada no Vetor Norte de Belo Horizonte, Minas Gerais. Neste analisa-se a vulnerabilidade socioambiental na Regional Venda Nova, considerando como unidades espaciais os setores censitários do IBGE de 2010. A vulnerabilidade socioambiental foi mensurada por meio da elaboração de um Índice de Vulnerabilidade Socioambiental (IVSA), elaborado a partir de 21 variáveis, sendo 14 de origem censitária e 7 de origem ambiental. O método Delphi de consulta a especialistas e o Processo Analítico Hierárquico (AHP) foram adaptados para o processo de atribuição de pesos às variáveis da pesquisa, sendo consultados 16 especialistas - dentre eles docentes e profissionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).  A análise do IVSA demonstrou que na Regional Venda Nova os níveis de vulnerabilidade são medianos nas proximidades das principais vias e maiores nas áreas em que há vilas e favelas. Os resultados do IVSA, permitiram identificar as áreas consideradas mais vulneráveis do ponto de vista socioespacial e logo, as áreas consideradas prioritárias para a tomada de decisão quanto à gestão e ações públicas. A relação do IVSA com o zoneamento de 1996/2010 e 2019 demonstrou que o planejamento urbano está surtindo efeito, mas que ainda existem desafios a serem enfrentados, a exemplo, os alagamentos, enchentes e inundações da Avenida Vilarinho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Gabriele Amarante Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG e Bolsista da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Ana Márcia Moreira Alvim, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/Minas

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), mestrado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998) e doutorado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Atualmente é professora adjunta IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia e da Graduação em Geografia da PUC Minas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, desenvolvendo pesquisas principalmente na área de Geografia Regional (rede urbana, movimentos migratórios e pendulares), Geografia Urbana(estrutura morfológico funcional e cidades médias), Geografia da Saúde e Geopolítica. 

Downloads

Publicado

2025-09-13

Como Citar

Santos, M. G. A., & Alvim, A. M. M. (2025). VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA REGIONAL VENDA NOVA (BH/MG). Revista Territorium Terram, 8(15), 349–377. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5833