PROPOSTA DE LOCAIS PARA INSTALAÇÃO DE TORRES DE VIGILÂNCIA CONTRA INCÊNDIOS NO PARQUE ESTADUAL DO COCÓ
Resumo
O estudo analisa o uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para propor a instalação de torres de vigilância contra incêndios florestais no Parque Estadual do Cocó (PEC), em Ceará, Brasil. Este parque constitui um ecossistema urbano fundamental que enfrenta riscos crescentes de incêndios, resultantes de atividades humanas e condições climáticas adversas. Foram identificados locais estratégicos para a instalação das torres com base em três critérios principais: proximidade com áreas prioritárias para proteção contra incêndios, elevações topográficas favoráveis e acessibilidade por meio de rodovias. Utilizando um Modelo Digital de Elevação (MDE) e a ferramenta Viewshed do ArcGIS, foram avaliadas alturas de torres de 10, 20 e 30 metros. Os resultados mostraram que com três torres de 30 metros de altura, localizadas estrategicamente, é possível alcançar uma cobertura de visibilidade combinada de 94,54%. Os resultados demonstram que a implementação dessas torres não apenas melhora significativamente a detecção precoce de incêndios, mas também gera benefícios adicionais, como monitoramento contínuo do território, mitigação de impactos ambientais e geração de empregos. Além disso, o estudo destaca o potencial da integração de geotecnologias, como sensoriamento remoto, drones e inteligência artificial, para aprimorar ainda mais a eficiência da vigilância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.