INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA VOLUNTÁRIA E MAPEAMENTO SISTEMÁTICO

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar alguns conceitos à luz da Informação Geográfica Voluntária (IGV), procedimentos e ferramentas para o mapeamento. A metodologia é fundamentada na IGV e consistiu em pesquisa bibliográfica sobre a temática. A produção de dados geográficos de forma voluntária é amplamente utilizada em diversas áreas de pesquisa, como na representação sistemática urbana. Todavia, em razão de sua heterogeneidade é necessário, para melhor experiência de utilização, que esses dados sejam analisados. Apesar disso, diante da falta de dados e informações geográficas para gerar produtos cartográficos, os dados IGV são úteis em diversas aplicações. Portanto, a manipulação de dados IGV não deve ser considerada um desafio, mas uma oportunidade de incorporação destes dados à Infraestrutura de Dados Espaciais para amenizar lacunas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luísa Teixeira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro (IGCE) da Universidade Estadual paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Silvia Elena Ventorini, Universidade Federal de São João del-Rei

Docente no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGeog - UFSJ)

Downloads

Publicado

2026-01-02

Como Citar

Teixeira, A. L., & Ventorini, S. E. (2026). INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA VOLUNTÁRIA E MAPEAMENTO SISTEMÁTICO. Revista Territorium Terram, 9(esp. 1), 144–159. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5820