DINÂMICA ESPACIAL DE TRANSPORTES E DE EXPORTAÇÃO DAS MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS CRÍTICAS PELO ESTADO DE MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE DO LÍTIO, DO NIÓBIO E DAS TERRAS RARAS

Autores

Resumo

Na dinâmica dos mercados internacionais, as matérias-primas minerais críticas são essenciais no funcionamento da cadeia de suprimentos das indústrias de alta tecnologia (digital), de defesa (aeroespacial) e de economia verde (descarbonização). Espacialmente, a infraestrutura e os serviços de transportes interconectam as localidades produtoras, as plantas industriais processadoras e os mercados consumidores globais. O objetivo deste artigo é analisar a dinâmica socioespacial da comercialização de matérias-primas minerais críticas entre o estado de Minas Gerais e os mercados globais, considerando a essencialidade dos modais de transportes na movimentação das exportações de lítio, nióbio e terras raras, no período de 2006 a 2023. Na realização da pesquisa, os procedimentos metodológicos adotados envolveram a revisão de literatura, a coleta, a tabulação, a análise e a espacialização dos dados de fontes secundárias. Evidenciou-se que, no processo de exportação de matérias-primas minerais críticas produzidas em Minas Gerais, em particular, o lítio, o nióbio e as terras raras, há forte interação espacial desses produtos, cujo escoamento exige a integração dos sistemas de transporte nacional e internacional e a articulação com os recintos aduaneiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Andrei Gonçalves Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutorado em Geografia (UFU), mestrado em Desenvolvimento Social (UNIMONTES) e graduação em Geografia (UNIMONTES). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGEO/UNIMONTES).

Geraldo Antônio dos Reis, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutorado em Tratamento da Informação Espacial (PUC/MG), mestrado em História Econômica (USP) e graduação em Ciências Econômicas (UNIMONTES). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS/UNIMONTES)

Marcos Esdras Leite, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutorado em Geografia (UFU), mestrado em Geografia (UFU) e graduação em Geografia (UNIMONTES). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGEO/PPGDS/UNIMONTES)

Downloads

Publicado

2025-09-25

Como Citar

Pereira, L. A. G., Reis, G. A. dos, & Leite, M. E. (2025). DINÂMICA ESPACIAL DE TRANSPORTES E DE EXPORTAÇÃO DAS MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS CRÍTICAS PELO ESTADO DE MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE DO LÍTIO, DO NIÓBIO E DAS TERRAS RARAS. Revista Territorium Terram, 8(15), 393–438. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5802