PATRIMÔNIO CULTURAL E IDENTIDADE LOCAL

UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO COM GIBI EDUCATIVO E ROTA PELA CIDADE DE CUIABÁ-MT

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência vinculado a uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo principal é compreender de que forma diferentes metodologias de educação patrimonial podem estimular novas percepções dos jovens sobre a cidade e seus bens culturais. A atividade foi realizada em Cuiabá-MT, em 2023, com duas turmas do segundo ano do Ensino Médio do IFMT, e dividida em duas etapas complementares: a leitura e discussão da história em quadrinhos TLEC: Uma Viagem pelo Patrimônio Cultural de Cuiabá e uma visita guiada por pontos relevantes para a história da cidade. A proposta buscou articular o uso da linguagem dos quadrinhos à experiência do caminhar como estratégias pedagógicas para fortalecer vínculos com o espaço urbano e valorizar o patrimônio cultural local. Para avaliar os efeitos dessas ações, a pesquisa adota uma abordagem metodológica que inclui revisão bibliográfica, entrevistas, formulários aplicados aos participantes e registros audiovisuais das mediações, todos realizados com consentimento prévio. A análise se concentra na forma como os estudantes percebem e reinterpretam os bens culturais antes e depois das atividades, contribuindo para o debate sobre práticas inovadoras de mediação patrimonial em contextos escolares e urbanos e a busca de uma educação patrimonial mais participativa e crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Reis Mazine, Universidade Federal de MInas Gerais

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável/UFMG

Mariana Petry Cabral, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora adjunta do Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFMG, atuando no PPG em Antropologia (PPGAN), no PPG em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (PPG-ACPS) e como pesquisadora do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB). Foi integrante do SAPIENS Public Scholar Fellowship Program, 2023-2024, financiado pela Wenner-Gren Foundation. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), graduação em História - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em História (com temática na Arqueologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Antropologia - Área de Concentração em Arqueologia pela Universidade Federal do Pará (2014). De 2005 a 2016, atuou com função gratificada no IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, como Gerente do Núcleo de Pesquisa Arqueológica. De 2010 a 2012, foi Coordenadora do Curso de Especialização em Patrimônio Arqueológico da Amazônia (2010-2012), na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Foi coordenadora do Curso de Graduação em Antropologia da UFMG de 2018 a 2023. Foi Professora Visitante Junior (ProgramaCAPES/PrInt) na Brown University (Estados Unidos), onde esteve vinculada ao Joukowsky Institute of Archaeology and the Ancient World. Tem experiência na área de Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia na foz do Amazonas, discussões sobre teoria e metodologia em arqueologia, arqueologias indígenas, arqueologias etnográficas, práticas colaborativas.

Downloads

Publicado

2026-01-02

Como Citar

Mazine, T. R., & Cabral, M. P. (2026). PATRIMÔNIO CULTURAL E IDENTIDADE LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO COM GIBI EDUCATIVO E ROTA PELA CIDADE DE CUIABÁ-MT. Revista Territorium Terram, 9(esp. 1), 102–119. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5798