PATRIMÔNIO CULTURAL E IDENTIDADE LOCAL
UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO COM GIBI EDUCATIVO E ROTA PELA CIDADE DE CUIABÁ-MT
Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência vinculado a uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo principal é compreender de que forma diferentes metodologias de educação patrimonial podem estimular novas percepções dos jovens sobre a cidade e seus bens culturais. A atividade foi realizada em Cuiabá-MT, em 2023, com duas turmas do segundo ano do Ensino Médio do IFMT, e dividida em duas etapas complementares: a leitura e discussão da história em quadrinhos TLEC: Uma Viagem pelo Patrimônio Cultural de Cuiabá e uma visita guiada por pontos relevantes para a história da cidade. A proposta buscou articular o uso da linguagem dos quadrinhos à experiência do caminhar como estratégias pedagógicas para fortalecer vínculos com o espaço urbano e valorizar o patrimônio cultural local. Para avaliar os efeitos dessas ações, a pesquisa adota uma abordagem metodológica que inclui revisão bibliográfica, entrevistas, formulários aplicados aos participantes e registros audiovisuais das mediações, todos realizados com consentimento prévio. A análise se concentra na forma como os estudantes percebem e reinterpretam os bens culturais antes e depois das atividades, contribuindo para o debate sobre práticas inovadoras de mediação patrimonial em contextos escolares e urbanos e a busca de uma educação patrimonial mais participativa e crítica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.