LAND USE AND URBAN EXPANSION IN A BRAZILIAN HISTORIC CITY (TIRADENTES, MG)
IMPLICATIONS FOR ENVIRONMENTAL PROTECTION
Resumo
Nós analisamos os padrões de uso e ocupação do solo entre 2017 e 2023 na cidade histórica de Tiradentes (MG, Brasil), cuja formação teve início nos séculos XVIII, durante o ciclo do ouro no Brasil. A Teoria Geral dos Sistemas Aplicada à Geografia foi adotada para determinar os procedimentos metodológicos, os quais incluíram coleta de dados para o desenvolvimento da base cartográfica digital, trabalho de campo, pesquisa bibliográfica e análise da legislação municipal. O uso do solo para pastagem, principal categoria de uso da terra (cerca de 47%), apresentou redução constante em sua contribuição relativa ao longo do período estudado (de 48,5% para 45,5% entre 2017 e 2023). As áreas de vegetação natural apresentaram leve tendência de redução entre 2017 e 2020, mas vivenciaram um novo crescimento no período pandêmico e pós pandêmico, entre 2021 e 2023. Já as áreas urbanas apresentaram tendência de crescimento até 2022 (de 3,3% para 3,6%), marcado por uma desaceleração no período pandêmico, entre 2020 e 2022, e novo aumento na taxa de expansão entre 2022 e 2023 (de 3,6% para 3,9%). A expansão urbana concomitante à retração rural pode apontar para um crescimento periférico da cidade, cujo centro urbano já não oferece tantas oportunidades de expansão por concentrar elevada densidade de atrativos turísticos, como restaurantes, pousadas e lojas. A expansão periférica é marcada pela substituição de antigas propriedades rurais por empreendimentos imobiliários, como condomínios residenciais, pousadas e áreas de recreação, resultando em cenários de ocupação intensiva e crescente na periferia do município, na interface com áreas de proteção ambiental e de maior concentração de recursos hídricos. O mapeamento do uso e ocupação do solo permitiu a identificação e quantificação da expansão urbana, entre outros elementos circundantes ao longo do tempo, podendo fornecer uma importante ferramenta de gestão e administração para a autoridade municipal na atualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.