VIEWPOINTS E RESSOCIALIZAÇÃO

PRÁTICAS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO PRISIONAL

Autores

Resumo

Este relato de experiência busca mostrar como se deram as práticas teatrais conduzidas pelo autor, residente no projeto Residência Pedagógica UFSJ subprojeto Teatro, durante as aulas de arte na Escola Estadual Detetive Marco Antônio de Souza, localizada dentro das dependências do Presídio Regional do Mambengo, em São João del Rei - MG. Aborda também algumas intervenções pedagógicas ocorridas na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). Para que isso ocorra, o relato a seguir demonstra a importância de atividades artísticas no contexto dos internos para sua ressocialização. Práticas como os Viewpoints, da dançarina e coreógrafa Mary Overlie foram de extrema importância para criar um “território fora das celas”, ainda que os alunos estivessem na situação de apenados e recuperandos (termo utilizado para os usuários do sistema APAC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Veniali da Silva, Universidade Federal de São João del Rei

Licenciando em Teatro – Universidade Federal de São João del Rei

Downloads

Publicado

2024-08-18

Como Citar

Silva, P. V. da. (2024). VIEWPOINTS E RESSOCIALIZAÇÃO: PRÁTICAS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO PRISIONAL. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 375–381. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5549