VIEWPOINTS E RESSOCIALIZAÇÃO
PRÁTICAS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO PRISIONAL
Resumo
Este relato de experiência busca mostrar como se deram as práticas teatrais conduzidas pelo autor, residente no projeto Residência Pedagógica UFSJ subprojeto Teatro, durante as aulas de arte na Escola Estadual Detetive Marco Antônio de Souza, localizada dentro das dependências do Presídio Regional do Mambengo, em São João del Rei - MG. Aborda também algumas intervenções pedagógicas ocorridas na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). Para que isso ocorra, o relato a seguir demonstra a importância de atividades artísticas no contexto dos internos para sua ressocialização. Práticas como os Viewpoints, da dançarina e coreógrafa Mary Overlie foram de extrema importância para criar um “território fora das celas”, ainda que os alunos estivessem na situação de apenados e recuperandos (termo utilizado para os usuários do sistema APAC).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.