O NOVO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPO INTEGRAL E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Autores

Resumo

Este trabalho, desenvolvido sob o escopo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID Português) da UFSJ, tem como objetivo analisar a implantação do Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI) em uma turma do nono ano de uma escola pública do interior de Minas Gerais. A partir das percepções dos alunos e da professora sobre o ensino integral, produzimos um documentário de curta-metragem acerca do tema, dando enfoque também às implicações desse modelo para o ensino de Língua Portuguesa. Como fundamentação teórica para a reflexão sobre o ensino em tempo integral no Brasil, utilizamos, principalmente, Cavaliere (2007, 2009). Para subsidiar a discussão sobre o ensino de língua portuguesa numa perspectiva de (multi)letramentos, baseamo-nos em Soares (2003), Rojo (2001, 2004, 2009) e Rojo e Moura (2019). Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa de cunho etnográfico (Paiva, 2019). Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram dois roteiros com perguntas, um direcionado aos estudantes e outro para a professora. Os resultados indicam que tanto os alunos quanto a docente estão insatisfeitos com a proposta de ensino integral da forma como tem sido implantada, o que aumenta a relevância desta pesquisa, já que ela pode funcionar como subsídio para adaptações necessárias ao modelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela de Souza Duarte, Universidade Federal de São João del Rei

Graduanda em Letras da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Lara Vitória de Oliveira Silva , Universidade Federal de São João del Rei

Graduanda em Letras da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Gisele Cristine Silva , Universidade Federal de São João del Rei

Graduanda em Letras da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Solange Fortunato Teixeira, Universidade Federal de São João del Rei

Graduanda em Letras da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Marília de Carvalho Caetano Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa – Universidade Federal de São João del-Rei

Downloads

Publicado

2024-08-18

Como Citar

Duarte, I. de S., Silva , L. V. de O., Silva , G. C., Teixeira, S. F., & Oliveira, M. de C. C. (2024). O NOVO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPO INTEGRAL E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 313–326. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5544