O NOVO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPO INTEGRAL E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Resumo
Este trabalho, desenvolvido sob o escopo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID Português) da UFSJ, tem como objetivo analisar a implantação do Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI) em uma turma do nono ano de uma escola pública do interior de Minas Gerais. A partir das percepções dos alunos e da professora sobre o ensino integral, produzimos um documentário de curta-metragem acerca do tema, dando enfoque também às implicações desse modelo para o ensino de Língua Portuguesa. Como fundamentação teórica para a reflexão sobre o ensino em tempo integral no Brasil, utilizamos, principalmente, Cavaliere (2007, 2009). Para subsidiar a discussão sobre o ensino de língua portuguesa numa perspectiva de (multi)letramentos, baseamo-nos em Soares (2003), Rojo (2001, 2004, 2009) e Rojo e Moura (2019). Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa de cunho etnográfico (Paiva, 2019). Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram dois roteiros com perguntas, um direcionado aos estudantes e outro para a professora. Os resultados indicam que tanto os alunos quanto a docente estão insatisfeitos com a proposta de ensino integral da forma como tem sido implantada, o que aumenta a relevância desta pesquisa, já que ela pode funcionar como subsídio para adaptações necessárias ao modelo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.