O RESGATE DE BRINCADEIRAS POPULARES COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Resumo
O presente trabalho apresenta um relato de experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, por meio do projeto intitulado “O resgate de brincadeiras populares como meio para o desenvolvimento da aprendizagem”, realizado com os alunos do 2° e 4° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Tomé Portes del-Rei, que teve como objetivo trabalhar o desenvolvimento da aprendizagem, bem como a comunicação oral e a socialização das crianças (aspectos intelectuais e sociais). As brincadeiras foram entendidas nesta pesquisa como um importante recurso de promoção da interação entre os alunos. O projeto foi subdividido em duas fases distintas. A primeira fase envolveu a condução de entrevistas com os alunos e alguns profissionais da escola, com o propósito de avaliar o conhecimento deles acerca de diversas brincadeiras e oferecer a oportunidade a eles para que expressassem suas opiniões sobre a importância da brincadeira na formação dos alunos e as diferenças entre as brincadeiras realizadas antigamente e as atuais. A segunda fase consistiu na escolha das brincadeiras populares que as crianças gostariam de conhecer entre aquelas pré-selecionadas pelos bolsistas, as quais foram realizadas no pátio da escola e contou com a participação de toda a turma. Foi possível observar durante a experiência, a partir da participação dos alunos nas brincadeiras promovidas, que estas são de suma importância no processo de aprendizagem, para que assim as crianças possam construir o conhecimento de forma ativa.
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