PBLL
UMA PROPOSTA INTEGRANDO DECOLONIALIDADE E PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUAS EM TEMPO DE AULAS REDUZIDAS PELO NOVO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo descrever o projeto intitulado “Brazilian food gringos should know” (“Comida brasileira que os gringos devem conhecer”) realizado pelos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Língua Inglesa da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A realização desse projeto foi, inicialmente, focada nos pilares da pedagogia de projeto construtivista Project Based Language Learning (Aprendizagem de Línguas Baseada em Projetos) (PBLL) (FAROUK, 2016; MATHEWS-AYDINLI, 2007; GUSLYAKOVA et al., 2021). Este trabalho apresenta a implementação e o desenvolvimento dessa abordagem, salientando as teorias sobre metodologias ativas (Morán, 2015; Masson et al., 2012) e decolonialidade (Haus & Albuquerque, 2020; Dulci & Malheiros, 2021; Palhares, 2012 Quijano, 2005), e destacando os resultados alcançados nas etapas possíveis, adaptadas às circunstâncias e ao perfil dos alunos. Durante o processo, os estudantes foram motivados a utilizarem a língua inglesa de maneira proativa, abordando questões sociais relevantes e criando um produto público em resposta a uma problemática, com um propósito produtivo, não apenas para a sala de aula mas também de interesse para a comunidade envolvida, no sentido de o produto final apresentar autenticidade e refletir a realidade do contexto em que essa comunidade se encontra inserida. Objetiva-se também destacar os resultados positivos deste projeto, como a participação e o envolvimento dos alunos, e da mesma forma, problematizar as várias questões enfrentadas ao longo do desenvolvimento dele, como a redução da carga horária do ensino de Inglês, a dificuldade em relação aos recursos tecnológicos e as diferentes realidades dos alunos, que tiveram forte influência nos resultados não tão satisfatórios, e as quais constituem fatores de reflexão para futuras abordagens em contextos semelhantes ao descrito neste trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.