ENSINO DE INGLÊS E INTERCULTURALIDADE
PRÁTICA DE INTERAÇÃO COM FALANTE NATIVO DE INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este relato discorre sobre uma atividade envolvendo a interação de alunos iniciantes do ensino fundamental com um falante nativo de inglês e seu potencial para o ensino e aprendizagem da língua inglesa no contexto escolar público.Utilizou-se a proposta de Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (Task-based Language Teaching) com o objetivo de proporcionar contato com um falante nativo de inglês por meio da escrita de carta convite, análise de vídeo resposta e diálogo com convidado promovendo o desenvolvimento de habilidades linguísticas e a valorização da interculturalidade. Os resultados demonstraram o potencial da interação autêntica com um falante nativo para o ensino de inglês, com alunos motivados e engajados nas atividades. A escrita das cartas, a recepção do vídeo e o diálogo com a convidada estrangeira proporcionaram aos alunos a oportunidade de praticar as habilidades de produção escrita, compreensão auditiva e comunicação oral em inglês. A experiência evidenciou a efetividade do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, promovendo o desenvolvimento das habilidades dos alunos de forma autêntica e engajadora, além de promover a autonomia e o protagonismo dos alunos em sua própria aprendizagem contribuindo para a formação de cidadãos globais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.