ENSINO DE INGLÊS E INTERCULTURALIDADE

PRÁTICA DE INTERAÇÃO COM FALANTE NATIVO DE INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Resumo

Este relato discorre sobre uma atividade envolvendo a interação de alunos iniciantes do ensino fundamental com um falante nativo de inglês e seu potencial para o ensino e aprendizagem da língua inglesa no contexto escolar público.Utilizou-se a proposta de Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (Task-based Language Teaching) com o objetivo de proporcionar contato com um falante nativo de inglês por meio da escrita de carta convite, análise de vídeo resposta e diálogo com convidado promovendo o desenvolvimento de  habilidades linguísticas e a valorização da interculturalidade. Os resultados demonstraram o potencial da interação autêntica com um falante nativo para o ensino de inglês, com alunos motivados e engajados nas atividades. A escrita das cartas, a recepção do vídeo e o diálogo com a convidada estrangeira proporcionaram aos alunos a oportunidade de praticar as habilidades de produção escrita, compreensão auditiva e comunicação oral em inglês. A experiência evidenciou a efetividade do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, promovendo o desenvolvimento das habilidades dos alunos de forma autêntica e engajadora, além de promover a autonomia e o protagonismo dos alunos em sua própria aprendizagem contribuindo para a formação de cidadãos globais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cora Romanazzi Tôrres, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Letras-Língua Inglesa e suas Literaturas/Universidade Federal de São João del-Rei

Leonardo Carvalho Guimarães da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Letras-Língua Inglesa e suas Literaturas/ Universidade Federal de São João del-Rei

Downloads

Publicado

2024-08-17

Como Citar

Tôrres, C. R., & Silva, L. C. G. da. (2024). ENSINO DE INGLÊS E INTERCULTURALIDADE: PRÁTICA DE INTERAÇÃO COM FALANTE NATIVO DE INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 190–200. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5533