RESSONÂNCIA, UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Resumo
O presente trabalho propõe o ensino de ressonância para alunos do segundo ano do Ensino Médio com o intuito de que a aprendizagem seja significativa. Nessa conjuntura, os discentes não são incentivados a memorizar o conteúdo exposto, mas sim encontrar significado nele com a bagagem cognitiva que já trazem consigo. Fez-se uso de uma aula que combinou exposição teórica com definições e exemplos a respeito do conteúdo e um aparato para demonstração experimental do fenômeno da ressonância. Além disso, foi permitido que o circuito elétrico responsável pelo funcionamento do dispositivo pudesse ser observado de perto pelos alunos, enquanto explicava-se seu funcionamento. Depois, chamou-se aqueles que quisessem ajustar a frequência emitida como preferirem e observar os efeitos causados no sistema. Para atestar o funcionamento da abordagem, aplicou-se o mesmo questionário em dois momentos: o primeiro, que precedeu a atividade e era de caráter exploratório a fim de mostrar o conhecimento prévio dos alunos quanto ao assunto, e o segundo, que sucedeu a atividade, aplicado para evidenciar os resultados obtidos. A observação dos resultados revelou que, no primeiro questionário, os alunos associavam o fenômeno da ressonância com o exame de diagnóstico por ressonância magnética. Após a aplicação do segundo questionário, suas respostas ressaltaram que a questão que ficou mais esclarecida foi: “Onde se encontra a ressonância no cotidiano?”. Portanto, observou-se uma apreensão do viés mais concreto de ressonância, aquele observado de forma recorrente e simples, possibilitando uma aproximação dos discentes com essa parte da física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.