PEQUENAS VOZES E GRANDES SONHOS
CULTIVANDO OS SABERES DA RUA NA ESCOLA
Resumo
Esta experiência pedagógica foi realizada na escola Professor Iago Pimentel em São João Del-Rei com os alunos do 5° ano integral, em uma parceria com o Lapin no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) coordenado pelo professor, Dr. Ricardo Ducatti Colpas. O objeto de interesse principal foi a exploração dos saberes que se constroem nas ruas das periferias e locais mais pobres e isolados da cidade e como isso se relaciona com o ensino da Educação Física escolar. A partir disso, foi desenvolvido um planejamento de aulas de acordo com o que as crianças trazem das ruas e de outros lugares para a escola e tudo aquilo que elas produzem, reproduzem e compartilham em termos de cultura e, que inconscientemente contribuem para que esta rede de saberes se preserve. Após esta etapa foi gravado um o documentário pareado com as execuções das aulas com o objetivo de mostrar um pouco mais a respeito do mundo dos alunos e alunas, explorando o drama e a beleza que é vivenciar as crianças desenvolvendo a cultura de suas periferias durante essa fase crucial da infância e da experiência escolar. Foi usado para este quadro uma frase que surgiu no processo de criação: “a criança que não tem nada, brinca!”. Além de evidenciarmos que transformar algo que a criança carrega como cultura de movimento, em didática é necessário e preciso na educação dos dias de hoje.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.