EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTA CRUZ DE MINAS

Autores

Resumo

Este trabalho aborda a importância da educação na superação das desigualdades socioeconômicas, destacando a necessidade de uma educação inclusiva e de qualidade que promova a mobilidade social de forma capaz de quebrar o ciclo da pobreza. Paulo Freire é mencionado como um defensor da valorização do conhecimento das pessoas menos privilegiadas e da transformação social por meio da Pedagogia Freireana, em que o diálogo é colocado em evidência, além da participação dos alunos e da reflexão crítica. No entanto, as escolas muitas vezes perpetuam desigualdades, e a solução proposta envolve a organização de conselhos de escola e a construção de Projetos Pedagógicos inclusivos. O objetivo deste trabalho foi inserir os alunos no meio científico de uma forma diferente, com abordagem transformadora, de forma que essas atividades proporcionassem o estabelecimento de relações significativas para que o aluno se aproprie dos conhecimentos, dando-lhes significado no seu contexto de vida, criando possibilidades para a construção do conhecimento. Como metodologia utilizamos quizes após as aulas de revisão realizadas nas turmas do 7º e 9º anos, no formato de revisão sobre a matéria que seria cobrada na prova escrita bimestral. Os resultados mostraram diferentes níveis de aceitação e envolvimento dos alunos, com alguns desafios na organização dos grupos. Isso nos leva a conclusão de que há a necessidade de um processo de aprendizagem mais participativo e incentivador, reconhecendo as diferenças e pluralidades entre as turmas. As barreiras identificadas servirão de base para adaptações em metodologias futuras, buscando tornar a educação mais prazerosa e eficaz. Nos sentimos motivados em testar outras possibilidades, pois entendemos que o processo educativo é um processo que observamos nossas falhas e as modificamos até encontrar algo benéfico e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Resende dos Passos, Universidade Federal de Lavras

Mestranda em Botânica Aplicada, Universidade Federal de Lavras

Amanda Magalhães Contin , Universidade Federal de São João del-Rei

Mestrado em Geografia, Universidade Federal de São João del-Rei

Ricardo Pereira Sepini, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de São João del-Rei

Downloads

Publicado

2024-08-10

Como Citar

Passos, B. R. dos, Contin , A. M., & Sepini, R. P. (2024). EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTA CRUZ DE MINAS. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 26–33. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5512