EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTA CRUZ DE MINAS
Resumo
Este trabalho aborda a importância da educação na superação das desigualdades socioeconômicas, destacando a necessidade de uma educação inclusiva e de qualidade que promova a mobilidade social de forma capaz de quebrar o ciclo da pobreza. Paulo Freire é mencionado como um defensor da valorização do conhecimento das pessoas menos privilegiadas e da transformação social por meio da Pedagogia Freireana, em que o diálogo é colocado em evidência, além da participação dos alunos e da reflexão crítica. No entanto, as escolas muitas vezes perpetuam desigualdades, e a solução proposta envolve a organização de conselhos de escola e a construção de Projetos Pedagógicos inclusivos. O objetivo deste trabalho foi inserir os alunos no meio científico de uma forma diferente, com abordagem transformadora, de forma que essas atividades proporcionassem o estabelecimento de relações significativas para que o aluno se aproprie dos conhecimentos, dando-lhes significado no seu contexto de vida, criando possibilidades para a construção do conhecimento. Como metodologia utilizamos quizes após as aulas de revisão realizadas nas turmas do 7º e 9º anos, no formato de revisão sobre a matéria que seria cobrada na prova escrita bimestral. Os resultados mostraram diferentes níveis de aceitação e envolvimento dos alunos, com alguns desafios na organização dos grupos. Isso nos leva a conclusão de que há a necessidade de um processo de aprendizagem mais participativo e incentivador, reconhecendo as diferenças e pluralidades entre as turmas. As barreiras identificadas servirão de base para adaptações em metodologias futuras, buscando tornar a educação mais prazerosa e eficaz. Nos sentimos motivados em testar outras possibilidades, pois entendemos que o processo educativo é um processo que observamos nossas falhas e as modificamos até encontrar algo benéfico e eficaz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.