ARQUIBANCADAS EM ESTÁDIOS DE FUTEBOL COMO TERRITÓRIOS DO TORCER
O CASO DAS TORCIDAS ORGANIZADAS DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA
Resumo
Este estudo apresenta resultados parciais de uma investigação desenvolvida no Mestrado em Estudos Territoriais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cujo propósito é explorar a conformação das territorialidades hierárquicas das torcidas organizadas do Sport Club Corinthians Paulista, enfatizando a relação entre território e poder nas arquibancadas dos estádios. A pesquisa foca nas estratégias de ocupação espacial, as dinâmicas de poder entre torcidas hegemônicas e não-hegemônicas, e como essas relações moldam o ordenamento espacial e a experiência sociocultural nos estádios. Com base em teorias geográficas sobre território e poder, e utilizando métodos qualitativos de entrevistas e análise de discursos, o estudo destaca como as torcidas organizadas utilizam o espaço das arquibancadas para afirmar identidades, manifestar poder e negociar hierarquias. O contexto de modernização dos estádios, sob a influência de modelos globais de arenas, impõe novas dinâmicas espaciais que reconfiguram as territorialidades tradicionais, desafiando as torcidas a adaptar suas práticas culturais e modos de torcer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.