AÇÕES DE CARTOGRAFIA SOCIAL APLICADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO PARA A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE ÁREAS DE RECARGA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTENGI
Resumo
A Cartografia Social pode ser utilizada como instrumento em projetos de ensino, pesquisa e extensão que versam sobre diferentes temáticas. O objetivo do estudo é evidenciar o papel da cartografia social como ferramenta no planejamento ambiental, destacando ações práticas desenvolvidas no projeto de pesquisa e extensão para a recuperação ambiental de áreas de recarga da bacia hidrográfica do rio Potengi. Metodologicamente, as práticas de mapeamento participativo foram desenvolvidas em três fases: a primeira destinada aos contatos com grupos nos municípios de Macaíba, Cerro Corá e São Tomé que estão em disposições diversas nos cursos da Bacia Hidrográfica do rio Potengi e apresentam níveis de vulnerabilidade ambiental distintos; o segundo momento foi destinado a oficina; e o terceiro momento foi reservado a elaboração dos mapas participativos analógicos e a transposição para os mapas digitais, todos esses momentos desenvolvidos dentro da meta 2 do projeto – ações de educação ambiental. Os resultados incluem mapas participativos e um quadro síntese de diferentes áreas nos municípios mencionados, destacando potencialidades e fragilidades para um planejamento ambiental e ordenamento territorial mais integrado e participativo. Portanto, ensino, pesquisa e extensão estão interligados, e no presente estudo, destaca-se contribuições práticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.