METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA:

UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE UMA ESCOLA MILITARIZADA E UMA NÃO MILITARIZADA EM BOA VISTA- RR

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo comparar metodologias do ensino de Geografia em uma escola militarizada (EM) e uma não militarizada (ENM) em Boa Vista-RR, identificar e mapear EMs, descrever o grau de satisfação dos professores quanto à militarização das escolas e seu possível melhoramento. O trabalho desenvolveu-se com levantamento bibliográfico e observação de campo. A observação de campo e entrevistas foram realizadas com seis professores: três de uma EM e três de uma ENM. Os resultados mostram quase unanimidade entre os professores da EM, os quais apreciam que seu ambiente permita um melhor ensino, com tranquilidade e sem interrupção. Na ENM, os professores se dizem insatisfeitos pela estrutura física, falta de material didático e ferramentas tecnológicas, além da indisciplina dos alunos. Quanto à metodologia de ensino, em ambas escolas, os resultados não apontam grandes diferenças: os professores usam métodos tradicionais de ensino, aludindo à falta de ferramentas didáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Haroldo Silva, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Universidade Estadual de Roraima - UERR

Gladis de Fátima Nunes da Silva, UERR - Universidade Estadual de Roraima

( Profª Gladys), Minha orientadora no artigo, o referido tarabalho tem finalidade de conclusão do Curso de Pos-Graduação no ensino de Geografia.

https://orcid.org/0000-0002-7521-2281

Downloads

Publicado

2024-09-10

Como Citar

Haroldo Silva, A., & de Fátima Nunes da Silva, G. (2024). METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: : UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE UMA ESCOLA MILITARIZADA E UMA NÃO MILITARIZADA EM BOA VISTA- RR. Revista Territorium Terram, 7(13), 556–573. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5429