AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO
Resumo
Diversas pesquisas têm apresentado as dificuldades dos alunos no ensino de geografia em absorver os conteúdos de geografia física na educação básica, assim como dificuldades encontradas pelos professores em superar esse déficit educacional, em uma educação significativa e não apenas memorista. Neste contexto, consideramos relevante a elaboração de materiais didáticos para trabalhar com conceitos e conteúdo que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem desta temática por meio da dimensão lúdica. Levando em consideração a possibilidade de aprender com brincadeiras, e mais ainda objetivando o processo de aprendizagem. Neste trabalho, foram observados e avaliados materiais didáticos como metodologias ativas no ensino fundamental e médio em algumas escolas do Ceará, suas aplicações em sala de aula, a percepção dos estudantes e a possibilidade em galgar sobre essas demandas e faltas. Para tanto, utilizamos um jogo de tabuleiro, histórias em quadrinhos e um jogo de cartas com conceitos e fenômenos de Geografia Física. A partir da análise dos resultados e retorno por parte dos estudantes mediante considerações das metodologias aplicadas, foi possível constatar que o uso de jogos como recurso didático no ensino de Geografia física, quebra e suplanta a forma de um ensino tradicional e propicia uma maior dinamicidade também na forma de aprender, instiga a curiosidade nos estudantes e inova a forma educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.