A AGRICULTURA FAMILIAR NA MESORREGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS: SUA REPRODUÇÃO E REPRESENTATIVIDADE
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a produção e comercialização dos principais produtos cultivados pela agricultura familiar presente na mesorregião da grande Florianópolis, com ênfase no período pós 1970. Período este marcado por grandes transformações em toda a dinâmica que envolve o setor agrícola brasileiro, bem como a área objeto de estudo, acrescido o aprofundamento do processo de urbanização repercutindo ainda mais nas inter-relações e configurações rural-urbana. O propósito de discutir a atividade agrícola familiar, sobretudo o segmento hortifrutigranjeiro, se dá pelo fato de se constituir em um segmento agrícola factualmente marcante na região, cuja atividade tem origem predominantemente familiar. Busca-se explorar a temática a partir de uma perspectiva geográfica, econômica e social, num espaço cujas características mesclam-se, entre municípios que sofreram pronunciada urbanização e aqueles à periferia da mesorregião que ainda apresentam fortes características rurais, tornando bastante dinâmica a relação rural-urbana. O artigo propõe uma abordagem sistêmica e pauta-se em dados qualitativos e quantitativos, cujo intuito é compreender a dinâmica da relação rural-urbana presente na grande Florianópolis; a ressignificação das atividades desempenhadas no rural; o grau de inserção dos agricultores ao mercado e os cultivos desenvolvidos em áreas urbanas e periurbanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.