OCUPAÇÃO E USO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO IGARAPÉ GRANDE – BOA VISTA – RORAIMA – BRASIL
Resumo
A passagem para Estado de Roraima por meio da promulgação da Constituição Federal Brasileira de 1988, somado a fatores logísticos (ocupação e salvaguarda do território) e infraestruturais (abertura e pavimentação da BR-174) proporcionaram um salto populacional em Roraima, tendo grande concentração em sua capital Boa Vista. Tendo isso em vista, o presente artigo tem como objetivo demonstrar o processo de ocupação e as formas de uso da terra, adotando como base de exemplificação a Bacia do Hidrográfica do igarapé Grande (BHG), na cidade de Boa Vista - RR em uma escala temporal de 1992 a 2022, destacando a evolução urbana na área da bacia. A metodologia utilizada envolveu visita in loco, coleta de imagens de drone, levantamento bibliográfico para entendimento do processo de ocupação da área. Os resultados demonstram que o processo de ocupação e uso ocorreu de a não envolver um ordenamento por parte do Estado, principalmente no que concerne considerar aspectos físicos da área da BHG, as quais potencialização a gênese e/ou a intensificação de áreas de risco ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.