SISTEMAS AMBIENTAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTI – CE/PI – BRASIL
Resumo
O presente trabalho visa a descrição das observações destacadas em campo concernente aos sistemas ambientais presentes na bacia hidrográfica do rio Poti a partir do viés geológico, geomorfológico, climático, pedológico e vegetacional, uma vez que a área estudada apresenta rica configuração físico natural, destacando-se por suas características paisagísticas singulares em meio a semiaridez. A partir da metodologia adotada e dos dados obtidos em gabinete e trabalho de campo, identificou-se 9 sistemas ambientais: Planície Ribeirinha; Planícies e Terraços Fluviais; Glint da Ibiapaba; Serras Secas; Sertão Oriental Ibiapabano; Sertão Sul Oriental; Baixos Platôs Dissecados; Superfície Aplainada do Parnaíba e Depressão Sertaneja Setentrional, com utilização da fundamentação teórica característica para o entendimento de suas condicionantes no que tange às modificações presentes na paisagem, assim como dados de sites como IBGE, CPRM e IPECE para identificação e elaboração cartográfica. Para a comprovação dos dados, o levantamento de campo se encontra fundamental e necessário para a representação através de verificação in loco e registro de dados. Portanto, entende-se que o trabalho em questão possibilita a identificação das formas singulares deste ambiente, assim como instiga a curiosidade de demais pesquisadores no conhecimento do ambiente ao qual se inserem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.