ESTRUTURA E COMPOSIÇÃO DE MACROINVERTEBRADOS EM UM RESERVATÓRIO DA REGIÃO SEMIÁRIDA BRASILEIRA
Resumo
A região semiárida brasileira tem grande parte de sua malha hidrográfica composta por rios intermitentes que sofrem constantemente com a açudagem. Os reservatórios ou açudes causam modificações drásticas na composição e dinâmica das comunidades bióticas. O objetivo deste estudo foi caracterizar as assembleias de macroinvertebrados bentônicos do reservatório Paulo Sarasate, Varjota-CE. Coletas de substrato foram realizadas nas fases de seca e cheia (setembro a novembro 2022 – abril a junho de 2023). Um total de 16.090 indivíduos foram capturados, distribuídos em 14 famílias e 25 gêneros. Destes, 68,96% foram identificados como gastrópodes da espécie não-nativa Melanoides tuberculata (MÜLLER, 1774). O cenário demanda melhorias na qualidade ambiental do reservatório para que seja controlada a proliferação da espécie invasora e, consequentemente, garantida a manutenção das espécies nativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.