OS DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA POR MEIO DOS JOGOS ELETRÔNICOS
Resumo
O primeiro jogo eletrônico, considerado por muitos estudiosos, surgiu com a intenção de atrair turistas para uma empresa. Com o passar das gerações, os jogos eletrônicos evoluíram, ganharam espaço na sociedade e estão presentes em diversos lares. Neste contexto, esta pesquisa explora a história dos jogos eletrônicos, identificando quatro deles - League of Legends, Clash of Clans, Garena Free Fire e Playerunknown's Battlegrounds (PUBG) - analisando suas características geográficas e o potencial de ensino da geografia. A metodologia da pesquisa se baseou em levantamento bibliográfico, incluindo monografias, dissertações, artigos, livros e sites oficiais dos jogos selecionados. Além disso, ocorreu a imersão nos quatro jogos para identificar aspectos geográficos, incluindo a captura de imagens para análises paisagísticas e elementos relacionados. A investigação revelou que os jogos eletrônicos são pouco utilizados em sala de aula, com ênfase nos games educativos, por serem obtidos em meios educacionais. No entanto, o acesso ainda é um desafio, devido à falta de equipamentos em muitas escolas. Durante a análise, foi identificada resistência ao uso de jogos comerciais no ensino de geografia, e os alunos têm dificuldade em compreender o conceito-chave de "Região". Conclui-se que jogos comerciais mais complexos têm grande potencial de ensino, devido a diversos fatores, como a facilidade de acesso fora do ambiente escolar, o interesse do público e o desenvolvimento dos jogos.
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