ANTROSSOLOS CONCHÍFEROS
PROCESSOS ANTRÓPICOS E PEDOGENÉTICOS EM SAMBAQUIS NA PERIFERIA ORIENTAL DA AMAZÔNIA
Resumo
O estado do Maranhão, possui ambientes bastante diversificados, porém predominam solos minerais profundos e de pH baixo, com baixa a média fertilidade química natural. Com o objetivo de desenvolver um maior conhecimento sobre os Antrossolos, foram analisadas as características químicas e morfológicas resultantes de processos antrópicos e pedogenéticos em sambaquis na ilha do Maranhão. A pesquisa foi desenvolvida com base no modelo geossistêmico bertrandiano em que foi possível inserir o antrópico no modelo geossitêmico russo, limitando-se aos dois subsistemas: potencial ecológico e exploração biológica; sucedido por uma análise descritiva de dados obtidos através de visita de campo. A abertura de trincheiras possibilitou identificar camadas sobrepostas a um paleossolo enterrado, de coloração escura no horizonte A, grande concentração de conchas; além de esqueletos e restos de fragmentos cerâmicos. Os sambaquis são obras das atividades antrópicas, são indícios e atributos suficientes para classificar o perfil analisado como Antrossolo Conchífero. Estes vêm sendo ameaçados pela urbanização e desmatamento em franca expansão, que resultam na rápida destruição destes importantes solos com registro histórico da ocupação do litoral maranhense pela população indígena.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.