ACESSO À ÁGUA PARA ABASTECIMENTO DOMÉSTICO NA ZONA RURAL DE MOSSORÓ-RN

Autores

Resumo

O acesso à água tem sido um problema complexo nas últimas décadas, ao passo que a água se tornou um recurso essencial para o desenvolvimento econômico. Contudo, o abastecimento para o uso doméstico tem sido comprometido pela escassez física ou econômica de água em várias partes do mundo, comprometendo a segurança hídrica de cerca de 2/3 da população mundial. Em ambientes semiáridos, sobretudo nas áreas rurais, com população rarefeita e baixos investimentos em infraestrutura hídrica para abastecimento doméstico, os níveis de escassez hídrica podem atingir situações extremas. O presente estudo buscou investigar a espacialização dos níveis de escassez e o acesso à água, a partir de informações oficiais de ações emergenciais de distribuição por caminhões-pipa no município de Mossoró–RN, e de forma mais específica, em 3 comunidades rurais no intuito de identificar as captações de água por poços como soluções alternativas para o abastecimento doméstico. As principais fontes de água utilizadas na zona rural de Mossoró são provenientes de poços locados no aquífero Jandaíra, com níveis de salinidade inadequados para o abastecimento doméstico. Os meios de abastecimento deficientes e falta de tratamento básico comprometem o acesso à água segura para a população rural do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Sales Ribeiro

Mestrado em Geografia, UERN. Professor da rede privada de ensino. Integrante do Grupo de Pesquisa em Geografia Física do Semiárido, GEOFISA.

Filipe da Silva Peixoto

Doutor em Hidrologia e Gestão de Recursoso Hídricos, UFC. Professor do Departamento de Geografia DGE/UERN. Líder do Grupo de Pesquisa em Geografia Física do Semiárido, GEOFISA.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

Ribeiro, V. S., & Peixoto, F. da S. (2024). ACESSO À ÁGUA PARA ABASTECIMENTO DOMÉSTICO NA ZONA RURAL DE MOSSORÓ-RN. Revista Territorium Terram, 7(12), 304–315. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5404