URBANIZAÇÃO E TURISMO NA ILHA DO GUAJIRU EM ITAREMA-CE
Resumo
Agentes sociais promovem transformações no território para o desenvolvimento de atividades econômicas. Destaca-se o Estado entre os principais agentes que, por meio de políticas públicas, apoiam o desenvolvimento de atividades como o turismo na Ilha do Guajiru, em Itarema–CE, onde o kitesurf tem sido atividade primordial. O foco deste artigo é analisar se o turismo é vetor de urbanização no município de Itarema, especificamente, na Ilha do Guajiru. Apresentam-se transformações espaciais ocorridas no lugar entre os anos 2009 e 2022 relacionadas ao turismo e à urbanização na Ilha do Guajiru e levantam-se políticas públicas e instrumentos de planejamento urbano que correlacionem turismo e urbanização. Nesta pesquisa de cunho qualitativo, além da pesquisa bibliográfica e documental, quanto às categorias de análise e o lugar estudado, realizou-se observação direta no período de agosto a dezembro de 2022. Entre os principais resultados, constatou-se que a Ilha do Guajiru, antes ocupada pela pesca, tornou-se local voltado para o kitesurf, que atrai visitantes à procura de lazer e natureza. A implantação de equipamentos turísticos e a ação do poder público dotaram a Ilha do Guajiru de características urbanas, com ampliação de estradas, ruas pavimentadas e praça central com iluminação e calçada ocupada por quiosques. O processo de urbanização começou em meados do ano 2000 e se intensificou, com a chegada dos kitesurfistas. Ocorreram transformações ligadas diretamente à presença de fluxos e investimentos turísticos desencadeados pela iniciativa privada e pelo poder público. A dinâmica do turismo trouxe também a especulação imobiliária. O que antes era uma vila de pescadores tomou-se lugar turístico com impactos ambientais e alteração paisagística pelas residências e meios de hospedagem. Em que pese a expansão do turismo e a execução de programas públicos de infraestrutura, o município de Itarema apresenta deficiências nos serviços urbanos básicos. A prática do kitesurf e a construção de meios de hospedagem interferem nas atividades rotineiras dos pescadores. Concluiu-se que o turismo é o vetor principal do processo de urbanização da Ilha do Guajiru e das principais mudanças espaciais no período entre os anos 2009 e 2022.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.