REFLEXÕES SOBRE O ESPRAIAMENTO URBANO E A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL CONTEMPORÂNEOS EM CRATO-CE
Resumo
O município do Crato, localizado no Sul do Estado do Ceará, possui um histórico de espraiamento de sua sede urbana sobre os contrafortes da encosta da Chapada do Araripe, sobretudo a partir da década de 1960. O presente trabalho visa realizar um estudo preliminar desse processo histórico de ocupação urbana e apontar os principais problemas socioambientais oriundos desse processo. Para tanto, utilizou-se pesquisa, bibliografia e visita in loco como técnicas de pesquisa para melhor compreender essa dinâmica em seu desenlace histórico. Como resultados preliminares, é possível verificar uma remoção mais ou menos generalizada da vegetação, com forte impacto na biodiversidade, geodiversidade, ecossistemas e serviços ecossistêmicos. Ademais, também foi possível concluir que a população mais vulnerável socioeconomicamente tenderá a sofrer os efeitos deletérios desses impactos ambientais, que tenderão a ser mais fortes em função dos efeitos das mudanças climáticas em curso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.