IMPACTO DAS QUEIMADAS
UM ESTUDO DE CASO NO DISTRITO DE CACIMBINHA NO INTERIOR DE FORQUILHA/CE
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos das queimadas no interior de Cacimbinha, no município de Forquilha/Ce. Neste sentido, procedeu-se o estudo no Bioma Caatinga, que se apresenta extremamente frágil diante das próprias condições naturais e antrópicas, como as queimadas. Nos procedimentos metodológicos, foram realizadas revisão bibliográfica sobre a temática, trabalhos de campo e trabalho de gabinete para análise e organização do trabalho. Como suporte teórico-metodológico, utilizou-se uma visão sistêmica da paisagem semiárida. A premissa central deste trabalho pautou-se em analisar os impactos decorrentes das práticas de queimadas, foi identificado áreas que passaram pelo processo de queimada, evidenciando os impactos negativos, como perda da biodiversidade local, assoreamento do solo, e falta de fiscalização e medidas de recuperação dessas áreas. Ademais, com base nos tralhados utilizados como referências, os mesmos concordam sobre a necessidade de maior conhecimento sobre o Bioma Caatinga e melhora em ações de conservação. Além disso, ressalta-se que é fundamental o incentivo às pesquisas de campo, para aprofundar o conhecimento científico local, especialmente das áreas mais susceptíveis às queimadas, como é o caso da zona rural do município de Forquilha/Ce.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.