ANÁLISE DO PROCESSO DE DEGRADAÇÃO/DESERTIFICAÇÃO A PARTIR DO USO E COBERTURA DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TRUSSU
Resumo
A mudança na cobertura da terra pelos usos dos recursos naturais do Nordeste de forma desordenada impactou diretamente no aumento das áreas fortemente degradadas em processo de desertificação espalhadas por todo o Semiárido brasileiro. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar o uso e ocupação como indicador para a expansão do processo de degradação/desertificação na bacia hidrográfica do rio Trussu-CE. Para isso, gerou-se um mapa com cinco classes, corpos hídricos, vegetação de caatinga, solo exposto, área agrícola e área urbana, identificando-se assim, os usos e cobertura da terra, por meio do método da Máxima Verossimilhança (MAXVER) que leva em consideração a homogeneidade dos pixels da imagem. Ademais, os resultados mostraram que a classe de solo exposto é a principal causa da expansão da desertificação dentro da área de estudo, tendo em vista todas as outras problemáticas acarretadas por falta da cobertura vegetal, como a presença de ravinas, voçorocas e encrostamento do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.