EDUCAÇÃO DO CAMPO
PRÁTICAS E RESISTÊNCIAS DA ESCOLA PAULO FREIRE, ASSENTAMENTO SALÃO EM MOMBAÇA – CE
Resumo
A presente pesquisa contempla um estudo sobre as práticas e resistências desenvolvidas nas escolas de ensino médio do campo no Ceará. Possui como objetivo analisar as práticas pedagógicas enquanto formas de resistência camponesa na educação do campo através da E.E.M. Paulo Freire, no Assentamento Salão em Mombaça – CE. Ela foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa e utilizou-se como método o materialismo histórico e dialético, pois nos possibilita uma maior interação entre o sujeito e objeto, além da importância do campo que é essencial na busca do engajamento do pesquisador com os sujeitos. Com base no procedimento técnico, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, sendo ela de suma importância para o desenvolvimento de qualquer pesquisa. Foram realizadas leituras pertinentes ao tema estudado, assim como também consultas em diferentes meios de pesquisa, além de pesquisas de campo, onde foram realizadas entrevistas com os educadores, com as educadoras e com os gestores da Escola Paulo Freire e membros do Assentamento Salão. Através desta pesquisa, evidenciou-se que as práticas pedagógicas realizadas na E.E.M. Paulo Freire são também formas de resistência camponesa, pois estas fortalecem a identidade camponesa se contrapondo ao sistema capitalista excludente.
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