O COMPONENTE CURRICULAR HIDROGEOGRAFICO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Autores

Resumo

A Hidrogeografia é uma subárea da Geografia, em que a água é o elemento central no processo de interpretação do espaço geográfico. Na formação inicial do professor, torna-se relevante enquanto componente curricular, haj­­a vista que a temática água e recursos hídricos permeia a prática espacial dos alunos na Educação Básica. Neste sentido, buscamos compreender o lugar da Hidrogeografia na matriz curricular dos cursos de licenciatura em Geografia de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Como objetivos específicos: mapear os componentes curriculares relacionados à água e recursos hídricos dos cursos de licenciatura em Geografia de IES estaduais e federais no Brasil; refletir sobre as potencialidades da Hidrogeografia na formação no professor; analisar, com ênfase na disciplina de Hidrogeografia, os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Paraíba, campus I, João Pessoa, e o da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, Campina Grande. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa documental, utilizando como recorte escalar o nacional e o local. Como resultados, identificamos que no âmbito acadêmico brasileiro não há um pensamento uníssono quanto à existência da Hidrogeografia, impactando negativamente a formação do professor.  Com a análise das ementas dos dois cursos de IES paraibanas, identificamos aspectos que se fundamentam por aspectos teóricos do debate geográfico. No entanto, a relação dos conhecimentos específicos e pedagógicos só é evidente na ementa da UEPB, embora não seja clara a sua contribuição e fundamentação para dimensionar a contribuição da água ao ensino de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane Galdino Brito, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Geografia prlo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

Brito, D. G. (2024). O COMPONENTE CURRICULAR HIDROGEOGRAFICO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA. Revista Territorium Terram, 7(11), 17–37. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5332