O COMPONENTE CURRICULAR HIDROGEOGRAFICO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Resumo
A Hidrogeografia é uma subárea da Geografia, em que a água é o elemento central no processo de interpretação do espaço geográfico. Na formação inicial do professor, torna-se relevante enquanto componente curricular, haja vista que a temática água e recursos hídricos permeia a prática espacial dos alunos na Educação Básica. Neste sentido, buscamos compreender o lugar da Hidrogeografia na matriz curricular dos cursos de licenciatura em Geografia de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Como objetivos específicos: mapear os componentes curriculares relacionados à água e recursos hídricos dos cursos de licenciatura em Geografia de IES estaduais e federais no Brasil; refletir sobre as potencialidades da Hidrogeografia na formação no professor; analisar, com ênfase na disciplina de Hidrogeografia, os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Paraíba, campus I, João Pessoa, e o da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, Campina Grande. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa documental, utilizando como recorte escalar o nacional e o local. Como resultados, identificamos que no âmbito acadêmico brasileiro não há um pensamento uníssono quanto à existência da Hidrogeografia, impactando negativamente a formação do professor. Com a análise das ementas dos dois cursos de IES paraibanas, identificamos aspectos que se fundamentam por aspectos teóricos do debate geográfico. No entanto, a relação dos conhecimentos específicos e pedagógicos só é evidente na ementa da UEPB, embora não seja clara a sua contribuição e fundamentação para dimensionar a contribuição da água ao ensino de Geografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.