CORPOS FEMININOS E RISCO SOCIAL
MAPEAMENTO COLABORATIVO ENTRE ALUNAS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
A discussão mobilizada neste trabalho relaciona-se com as contribuições da educação geográfica para a análise da espacialidade da vulnerabilidade de gênero, considerando alunas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, em São João del-Rei, Brasil. Para isso, desenvolveu-se um percurso educativo geográfico que leva em consideração as geografias, espacialidades e o cotidiano das estudantes. Por meio de metodologias qualitativas, referente a pesquisa-ação e leitura dos espaços geossimbólicos, foram analisadas as falas, percepções, vivências e narrativas das jovens em relação à dimensão espacial do risco social decorrente da desigualdade de gênero. Considerando, em particular, a oficina “Mapeamento colaborativo: entre lugares de medo, perigo e (re)existências”, reflete-se acerca dos espaços em que as alunas se sentem mais expostas e vulneráveis, além de lugares de acolhimento frente às violências de gênero. A partir dos resultados, evidencia-se a importância de pensar práticas educativas representativas das espacialidades das juventudes, considerando o marcador social-identitário do gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.