A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E O NEOLIBERALISMO:

UMA ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Andréia Jayme Batista
  • Claudia Angélica Soares da Costa
  • Mayara Athanázio Diogo
  • Daquinete Maria Chaves Brito

Resumo

A pesquisa que originou este artigo realizou análises teóricas sobre as ações da Base Nacional Comum Curricular na educação pública e sua relação com as políticas neoliberais, o que vem acarretando importantes impactos na educação como um todo, mas principalmente, na educação pública. Impactos esses negativos que têm atingido as classes menos favorecidas. Nas últimas décadas, tem se observado que as políticas neoliberais se alastram pela sociedade. Objetivou-se compreender como a educação pública é afetada e a maneira como a desvalorização e a precarização docente estão de acordo com o capitalismo. O artigo também avalia a importância de promover o debate acerca da temática com auxílio de revisão bibliográfica. Evidencia-se, também, que os currículos propostos no Brasil foram elaborados com o objetivo de atender aos interesses de outros órgãos internacionais. Conclui-se que a educação pública é forçada e levada a se render ao capitalismo, e para que se possa haver qualquer mudança positiva é necessário redefinir a identidade da educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Jayme Batista, A., Angélica Soares da Costa, C., Athanázio Diogo, M., & Maria Chaves Brito, D. (2023). A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E O NEOLIBERALISMO:: UMA ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Revista Territorium Terram, 5(7). Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5204