PERCEPÇÃO SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DO USO E OCUPAÇÃO DO AÇUDE QUINCOÊ (ACOPIARA, CEARÁ)
Resumo
O presente trabalho tem como objeto de estudo o açude público Quincoê (Acopiara, Ceará), a principal fonte de abastecimento do município que, por estar situado na área urbana da sede municipal, vem sofrendo com a expansão imobiliária em direção a sua área de preservação permanente (APP). Assim, o objetivo geral é compreender a percepção ambiental dos moradores do entorno do reservatório sobre os impactos ambientais decorrentes dos diferentes usos e ocupações do reservatório, bem como as medidas tomadas pelos órgãos responsáveis visando a preservação do açude. Para isto, foram realizadas 10 entrevistas com moradores, além da gerência administrativa do manancial (Departamento Nacional de Obras contra a Seca – DNOCS) e com a empresa de abastecimento de água (Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece). Percebe-se que os moradores possuem diferentes visões sobre o açude, ressaltando a importância de sua conservação, no entanto, não associam algumas práticas pessoais à redução da quantidade e qualidade da água como disposição irregular de resíduos sólidos e lavagem de veículos, bem como cultivos agrícolas e construção de casas na área de preservação permanente como possíveis impactos ambientais acometidos ao açude. Os órgãos entrevistados, por sua vez, ressaltam a dificuldade de fiscalização e a importância do trabalho conjunto além da contribuição da sociedade na garantia da qualidade do açude, a qual só é questionada no período de seca quando o abastecimento humano é compromete o abastecimento das residências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.