ENSINANDO SOBRE O MEIO AMBIENTE:
OS MAPAS MENTAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA JOAQUIM CAETANO DA SILVA – OIAPOQUE/AP
Resumo
O referente trabalho foi realizado com os alunos do Ensino Fundamental I e teve por objetivo investigar a Percepção Ambiental no Município de Oiapoque, no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia por meio de Mapas Mentais. Essa linguagem cartográfica é proposta para ser utilizada como recurso didático nas aulas de Geografia, a partir das articulações entre conceitos geográficos e saberes aprendidos pelos alunos ao longo da sua formação escolar. Foi estabelecido um horário com a Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva, localizada na cidade de Oiapoque/AP, com o intuito de conhecer e colaborar nas práticas dos professores de Geografia, como também de contribuir no desenvolvimento de atividades escolares atreladas ao uso de Mapas Mentais. Foram selecionados 20 (vinte) mapas mentais para análise de acordo com a Metodologia Kozel para a complementação das ideias expressas nos desenhos. Este artigo mostra a importância do conhecimento e a compreensão dos fatores que interferem direta ou indiretamente no cotidiano vinculado à fronteira franco-brasileira, as relações socioeconômicas entre as duas fronteiras e como os fatores que se materializam e acabam relacionados com o dinamismo ambiental da cidade de Oiapoque.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.