O FUNDO DE FINANCIMANETO AO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR (FIES):
OS ENGRESSOS DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO, NA CIDADE DE SOBRAL-CE
Resumo
O artigo discute a Geografia do Ensino Superior privado, partindo dos aspectos que envolvem a expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) privado no território brasileiro, com foco no Financiamento Estudantil (FIES), tendo como argumento empírico o Curso de Direito da Faculdade Luciano Feijão, situada na cidade de Sobral-CE. O recorte temporal compreende o período de 2010 a 2020. Os resultados da pesquisa apontam que, por um lado, o programa do FIES cumpre uma função social, estimulando sujeitos historicamente excluídos da Educação Superior a cursarem uma graduação, a exemplo do curso de direito mais diretamente abordado nesse artigo, antes considerado inacessível. Por outro lado, se acirra o debate sobre as políticas ancoradas num modelo de educação neoliberal, em que se investe grande cifras de recursos no setor de educação superior privado. Conclui-se que o FIES promoveu a expansão de instituições privadas em paralelo ao ensino superior público nas duas últimas décadas, acabando por alavancar a privatização e o empresariamento da educação nesse nível de educação, mas abarcando diferentes camadas sociais. Na Faculdade Luciano Feijão, os egressos do Curso de Direito que utilizaram o FIES, analisam o mesmo como um instrumento preponderante para a escolha do curso e finalização do mesmo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.