ANÁLISE QUANTI-QUALITATIVA DO SOLO URBANO COMO INDICADOR DE QUALIDADE AMBIENTAL:
ESTUDO DE CASO DOS BAIRROS SANTA MARIA DA CODIPI E JACINTA ANDRADE EM TERESINA/PIAUÍ
Resumo
A expansão das áreas urbanas causou impactos ao meio ambiente devido ao processo de urbanização associada à falta de um planejamento urbano adequado. Em Teresina, estado do Piauí, não ocorreu diferente. O objetivo deste trabalho é avaliar a real situação ambiental de sua área urbana, por meio de indicadores de Qualidade Ambiental, e o solo apresenta-se como um importante indicador dos impactos ao meio ambiente e é um instrumento importante de análise e tomada de decisões para melhorar a Qualidade Ambiental. Neste trabalho, tomam-se como referência os bairros Santa Maria da Codipi e Jacinta Andrade, localizados na região norte de Teresina/PI, que tiveram processos de urbanização diferentes e apresentam características distintas na ocupação do solo. A metodologia de análise partiu de pesquisas bibliográficas, seleção de fontes documentais referentes ao solo, como indicador de Qualidade Ambiental, como também utilização de mapeamentos e observação in loco da área de estudo. Com os dados levantados, tornou-se possível quantificar e qualificar o indicador ambiental através do método PEIR, apresentando resultado não satisfatório. Ressalta-se a necessidade de se obter novos estudos, dentre outros indicadores, para contribuir com a Qualidade Ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.