REPRESENTAÇÃO GRÁFICA:
A (RE)CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DOS RECURSOS HÍDRICOS NA “MORADA DE TODOS”, COMUNIDADE CAPOEIRÃO, SANTA QUITÉRIA/CE, A PARTIR DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL E NARRATIVAS
Resumo
O presente trabalho parte do princípio de abordar a questão dos recursos hídricos em uma comunidade do semiárido cearense e mapear as suas memórias. Nessa perspectiva, optou-se por trabalhar e analisar a percepção ambiental dos moradores da Comunidade Capoeirão, Santa Quitéria - CE, localizada no entorno do açude Araras, a partir das práticas, memórias e narrativas desses sujeitos locais. Nos procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas e aplicação de questionário semi estruturado abordando vários aspectos quanto às percepções, mudanças e perspectivas referentes aos recursos hídricos e ao ambiente; e, posteriormente, conduziu-se a elaboração de mapas como representações gráficas, no intuito de resgatar a história da referida comunidade, moradores da antiga “Carnaubinha dos Ximenes”. Assim, possibilitou compreender e registar as suas diversas percepções e ações ao ambiente em torno dos recurso hídricos, contribuindo para entender a realidade vivenciada pelos sujeitos enquanto “ser-no-mundo”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.