Aspectos da degradação ambiental de uma trilha recreacional na Serra do Lenheiro, São João del-Rei, MG
Palavras-chave:
Impacto AmbientalResumo
O presente trabalho trata do relato sobre um experimento realizado na denominada “Trilha do Lenheiro 1”, localizada na Serra do Lenheiro, adjacências da cidade de São João Del Rei, MG, com o objetivo de produzir dados que possam servir de base para proteção, conservação e manejo das trilhas. A trilha monitorada tem como característica ser um local aberto para visitação de pessoas, circulação de veículos off-road, que ocasionam vários impactos, como pisoteio na vegetação, potencialização de processos erosivos no leito da trilha, entre outros desequilíbrios ambientais acarretados pelo uso indevido das trilhas e pela falta de gestão na área de estudo. Foi utilizada uma técnica de cálculo da Área da Seção Transversal para monitorar a perda e/ou acúmulo de sedimentos no leito da trilha, cujos resultados mostraram progressivo aprofundamento do leito, acarretando intensificação e processos erosivos concentrados, potencializando ainda mais os problemas verificados na trilha, e também constatou-se que em alguns pontos houve um acúmulo de sedimentos, sendo que tanto a perda quanto o acúmulo de sedimentos tem uma relação direta com a declividade e o tipo de solo local. Também utilizou-se de registros fotográficos para realizar uma análise comparativa entre duas épocas em que a trilha apresentava evidencias de processos erosivos e foi possível registrar a mudança drástica ocorrida no local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.