O Patrimônio Arquitetônico Eclético: Considerações a partir do Casarão 34 em João Pessoa/PB/Brasil
Resumo
Resumo: O Casarão 34 é um palacete cuja construção data do início do século XX e foi concretizado no estilo arquitetônico que hoje é conhecido como eclético. Sua construção está cercada de simbologias históricas/religiosas/urbanas e culturais que a cidade de João Pessoa estava vivenciando nas primeiras décadas dos 1900. Na atualidade, o palacete é uma importante Galeria de Arte da capital, sendo uma instituição pública que fomenta a arte paraibana e brasileira contemporânea. Este artigo tem o intuito de analisar o edifício através dos parâmetros históricos e urbanos, para entender sua origem de construção e função, além de analisar sua fachada e desvendar sua materialidade e símbolos contidos, para entender, brevemente, acerca de seu estilo de construção e depois sua conservação, preservação e seu tombamento, descrevendo as leis que o protegem como patrimônio material. O Casarão 34 está localizado em uma das seis praças que fazem parte do perímetro do Centro Histórico da cidade e hoje é um dos patrimônios arquitetônicos ecléticos mais importantes de João Pessoa.
Palavras-chave: Patrimônio Arquitetônico; Arquitetura Eclética; Casarão 34; João Pessoa/PB
Abstract: This article points out representative wooden images of black Carmelite saints, present in the northeast and southeast of Brazil. The time frame of the objects of study comprises the 16th to the 19th centuries, a period in which the Christianization of gentiles, blacks and browns was verified. The work of the brotherhoods of Rosário dos Pretos took place in the construction of a series of temples and mainly in the production of polychrome sculptures with diversified technique and iconography. The research used a theoretical-practical review to examine the collections of the aforementioned regions and included analyzes of sociocultural aspects, religious history, technical materials and image documentation. Such synthesis evidenced the predominance of the sculptures of the Elesban, and Iphigenia by the Carmelites, and provided the analysis of the technical, formal, stylistic and iconographic variety about these Catholic sculptures. The study facilitated the perception of specificities between the devotions, characteristics related to the collections of each state, their myths, origins, iconographic models and most recurrent construction techniques.
Keywords: Sculptures in polychrome wood. Carmelites. Black devotions. Santa Iphigenia. Saint Elesban