Nossa Senhora da Penha de França: caminhos da devoção entre São Paulo e Minas Gerais
Resumo
Resumo: Originariamente hispânica, a devoção a Nossa Senhora da Penha de França está presente na cidade de São Paulo desde 1667, quando da chegada de uma imagem da Virgem, típico exemplar da imaginária seiscentista, em torno da qual se desenvolveu intenso fervor religioso, sobretudo nos séculos XVIII e XIX, a ponto de ser aclamada pela população como Padroeira da capital. Daquele outeiro periférico onde se ergueu a Igreja da Penha, local de pouso e rota de passagem de bandeirantes, tropeiros, comerciantes e outros viajores a caminho do Vale do Paraíba, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o culto à Senhora da Penha irradiou-se, a partir do século XVII, para os sertões mineiros, possivelmente difundido pelas bandeiras paulistas. Em Minas Gerais, as primeiras localidades onde se desenvolveu a devoção à Virgem da Penha seriam o Distrito de Penedia (em Caeté), Pitangui e o Distrito de Vitoriano Veloso, popularmente designado ‘Bichinho’ (em Prados). Nesses povoados, constatamos uma imaginária religiosa cristalizada a partir dos exemplares escultóricos de Nossa Senhora da Penha que presidiram a fundação de tais localidades e que, dotados de particularismos iconográficos e iconológicos, permitem-nos pensar a devoção em circulação, estabelecendo um diálogo entre São Paulo e Minas Gerais.
Palavras-chave: Nossa Senhora da Penha; Devoção; São Paulo; Iconografia; Minas Gerais
Our Lady of Penha de França: paths of devotion between São Paulo and Minas Gerais
Abstract. Originally Hispanic, the devotion to Our Lady of Penha de França has been present in São Paulo since 1667, when an image of the Virgin arrived, example of 17th century imagery, around which intense religious fervor developed, especially in the18th and 19th centuries, to the point of being acclaimed by the population as the patron saint of the capital. From that peripheral hillock where the Penha Church was built – a place to spend the night and passage route for pioneers, drovers, merchants and other travelers on their way to Vale do Paraíba, Rio de Janeiro and Minas Gerais – the cult of Lady of Penha, from the 17th century onwards, spread to the Minas Gerais’ncountryside possibly by the São Paulo bandeiras. In Minas Gerais, the first places where the devotion to the Virgin of Penha would have been developed are Penedia (Caeté), Pitangui and Vitoriano Veloso, popularly known as ‘Bichinho’ (Prados). In these villages we can found the religious imagery developed from the sculptural examples of Our Lady of Penha that presided over the foundation of such locations and which, endowed with iconographic and iconological particularities, allow us to think about the devotion in circulation, establishing a dialogue between São Paulo and Minas Gerais.
Key Words: Nossa Senhora da Penha; Devotion; São Paulo; Iconography; Minas Gerais