Reconhecimento de oficinas regionais e atribuição de autoria: limites e contribuições para o estudo da escultura religiosa em Minas Gerais
Resumo
Resumo: O presente artigo aborda a prática do reconhecimento e agrupamento de imagens religiosas, a partir de análises formais, para fins de identificação e estudo da produção de oficinas regionais, prática corriqueira nos estudos de História da Arte religiosa em Minas Gerais, assim como a prática de atribuição de autoria. Para tanto, serão exploradas as experiências dos autores, problematizando os limites, assim como aventando as suas contribuições deste procedimento para o estudo da escultura religiosa mineira.
Palavras-chave: Minas Gerais, Imaginária sacra, oficinas regionais.
Regional workshops recognition and attribution of authorship: limits and contributions to the studies of religious sculptures in Minas Gerais
Abstract: This paper addresses the practice of recognition and grouping of religious images from formal analysis for the purpose of identifying and studying the regional workshop production, a common routine in the studies of Religious Art History in Minas Gerais, as well as the authorship attribution practice. For such, it will proceed by exploring the author’s experiences, questioning its limits and envisioning such procedures contributions to the study of religious sculptures in Minas Gerais.
Keywords: Minas Gerais, Sacred Imagery, Regional workshops