Narrativas das intervenções realizadas pelo IPHAN (1957-1971): a Escola Edson Motta nos bens integrados da Matriz Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei/MG
Resumo
Resumo: Os bens integrados presentes no interior da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei/MG, são representativos da arte luso-brasileira e exemplares do barroco e rococó mineiro, foram confeccionados e fixados a partir do século XVIII e, ao longo dos anos, passaram por algumas modernizações típicas dos gostos de épocas. Com o intuito de identificar algumas das modificações e descobertas históricas em relação à configuração dos elementos artísticos da referida igreja, realizamos pesquisa bibliográfica e coletamos dados no Arquivo Central do IPHAN – Seção Rio de Janeiro (ACI/RJ), que dizem respeito às atuações desempenhadas pelas equipes formadas pelo IPHAN entre os anos 1946 e 1976. Assim, selecionamos duas frentes de trabalho de restauração realizadas nos bens integrados em questão: a primeira entre 1957 e 1958 e, a segunda, entre 1969 e 1971. Tais ações foram praticadas por profissionais cuja coordenação local foi realizada, na primeira, por Jair Afonso Inácio, e, na segunda, por Geraldo Francisco Xavier Filho (Ládio), ambos pertencentes à Escola Edson Motta de restauração. De tal modo, interpretamos como se desenvolveu a dinâmica dessas empreitadas e quais procedimentos foram adotados mediante as especificidades de cada uma.
Palavras-chave: Restauração de bens integrados; Matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei; IPHAN.
Narratives of the interventions carried out by IPHAN (1957-1971): the Edson Motta School in the integrated goods of the Nossa Senhora do Pilar Mother Church in São João del-Rei/MG.
Abstract. The integrated goods present inside the church of Nossa Senhora do Pilar in São João del-Rei/MG are representative of Luso-Brazilian art and examples of baroque and rococo from Minas Gerais, were made and attach from the 18th century onwards and over the years went through some typical modernizations of the tastes of the times. To identify some of the changes and historical discoveries in relation to the configuration of the artistic elements of the church, we carried out bibliographical research and collected data in the Central Archive of IPHAN - Section Rio de Janeiro (ACI/RJ), about the performances by the teams formed by IPHAN between 1946 and 1976. Thus, we selected two restoration work fronts carried out on the integrated goods to the architecture in question: the first between 1957 and 1958, and the second between 1969 and 1971. These actions were carried out by professionals whose local coordination was carried out, in the first by Jair Afonso Inácio, and in the second by Geraldo Francisco Xavier Filho (Ládio), both belonging to the Edson Motta School of restoration. In this way, we interpret how the dynamics of these contracts were developed and which procedures were adopted according to the specificities of each one.
Key-Words: Restoration of integrated goods; Church of Nossa Senhora do Pilar in São João del-Rei/MG, Brazil; IPHAN.