Encontros entre alegorias religiosas e seculares na emblemática barroca
Resumo
Resumo: Os livros de emblemas difundidos a partir do século XVI apresentavam-se como conjuntos de topos, assuntos recorrentes, convenientes à invenção de alegorias, quer fossem produzidas pelo discurso verbal ou por linguagens visuais. Alguns dos usos que se tornaram frequentes para esse tipo de invenção revelam a intersecção entre interesses retóricos e artísticos. Além de servirem como fonte de inspiração e instrução aos artistas, essas coletâneas de emblemas serviram como fonte de especulação e argumentação para oradores, oferecendo um repertório de lugares-comuns e meios de persuasão, que operam entre a imaginação e a memória dos observadores/ouvintes. Dentro deste repertório, que se fundamenta entre arte e retórica, interessa a este artigo destacar a permeabilidade entre construções visuais religiosas cristãs e seculares, especificamente em construções que podemos denominar como cenas de apoteoses e cenas de trono, que se expandiram para o Novo Mundo no período colonial.
Palavras-chave:pintura colonial; Mestre Ataíde; João de Deus Sepúlveda; livros de emblemas; Retórica.
Abstract: The emblem?s books, diffuses since the 16th century, presented as collections of topos, subjects usually recommended for the inventions of allegories, whether literary or produced by visual languages. Some of the frequent uses for this kind of invention reveal the intersection among the rhetorical and artistic camps. Further that serving as inspiration source and instructions for the artists, these collections of emblems serving as source of speculation and argumentation for orators, offering a repertory of common-places and ways of persuasion, that works between the imagination and memory of observer/listener. From this repertory, based between art and rhetoric, interests to this article to highlight the permeability between Christians and seculars visual constructions, especially, in constructions that we could call apotheosis and throne scenes, that spreads to the New World in the colonial period.
Keywords:colonial painting; Mestre Ataíde; João de Deus Sepúlveda; emblematic books; rhetoric;