A pintura arquitetônica e decorativa da Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Prados, MG
Resumo
Resumo: O Arraial de Prados, integrante do termo da Vila de São José, foi instalado quase ao sopé da Serra de São José, pelos irmãos bandeirantes Manoel Mendes do Prado e Miguel Mendes do Prado, no início do século XVIII. Os irmãos Prado ocuparam área que veio ser grande produtora de ouro e com seus recursos, o arraial se firmou urbanisticamente. Foram construídas sua matriz, dedicada à N.S. da Conceição, capelas e os Passos da Paixão ? edificações imponentes e bem decoradas. O presente trabalho investiga a pintura arquitetônica da nave e as decorativas dessa matriz. A pintura do teto da nave é obra atribuída ao pintor Bernardo Pires da Silva. Nas ilhargas da capela-mor há obras de Manoel Victor de Jesus e de autores ainda anônimos. O trabalho objetiva conhecer melhor essa produção artística e sua história. A investigação ocorre in loco, nos arquivos do IPHAN, Paróquia de N.S. da Conceição, Arquivo Diocesano e bibliografia pertinente, bem como estudo comparativo de obras correlacionadas. Após obra de restauro, as pinturas originais reveladas são de boa fatura e comprovam o gosto e predominância pelo estilo rococó. A boa qualidade das soluções e o rico vocabulário pictórico precisam de estudos mais aprofundados.
Palavras chave: Prados, matriz, pinturas, rococó, restauração
Abstract: The Village of Prados, that integrated the terms of the Village of São José, was settle up close of the footstep of the Serra de São José, by the brothers from São Paulo Manoel Mendes do Prado and Miguel Mendes do Prado, at the beginning of the 18th century. The brothers Prado occupied an area that become to be one of the greatest gold producer and with it?s resources the village steadied urbanistically. The mother church was built,dedicated to the Nossa Senhora da Conceição, still built the little chapels and its Passion Chapels ? both edifications imposing and well decorated. The present work is investigating the architectonic painting nave?s and the decorative painting of this church. The nave?s ceiling is attributed to the painter Bernardo Pires da Silva. At the girdles of the main-chancel there are Manoel Victor de Jesus? works and another from anonymous authors. The work objective to know better this artistic production and its history through the time, considering that they passed by some interventions that consequently made some difficulties for their visual lectures and identifications. The investigation is in development in loco, at the archives of the IPHAN, Parish of N. S. da Conceição and Diocesan Archives, with the pertinent bibliography, as well with comparative studies of related works. After the restoration interventions, the originals paintings revealed are of good quality and prove the like and predomination by the rococo style. The good quality of the solutions and the rich painting vocabulary need more deepened studies.
Key words: Prados, mother church, paintings, rococo, restoration