Das pinturas para as gravuras: uma breve análise comparativa entre França e Brasil no século XIX
Resumo
Resumo: Este artigo tem o objetivo de iniciar uma discussão sobre a transposição das pinturas para as gravuras, buscando entender como se dava esse processo, que expandia o acesso iconográfico para além dos salões graças aos processos de reprodução como a litografia e a xilogravura. Para isso, serão comparados os contextos artísticos de Brasil e França, talvez os mais aproximados no século XIX, sobretudo por conta da Missão Artística Francesa (ou ?Colônia Lebreton?) e seus impactos na formação artística da Academia Imperial de Belas Artes. A investigação é feita de forma comparada a partir de textos relacionados aos processos de transposição entre pinturas e estampas, elaborados por pesquisadores brasileiros e franceses, buscando traçar as similaridades e particularidades de cada local, levando em consideração o contexto de cada Estado nacional. Esta pesquisa que ainda está em andamento, mostra em dados preliminares que os Estados tinham diferentes papéis na execução e divulgação de gravuras.
Palavras-chave:Arte Brasileira, Arte Francesa, Análise comparativa, Gravura, Pintura
Abstract: This paper aims to start a discussion about the transposition of paintings to engravings, seeking to understand how this process took place, which expanded the iconographic access beyond the halls thanks to the reproduction processes such as lithography and woodcut (xylography). For this, the artistic contexts of Brazil and France, perhaps the closest in the nineteenth century, will be compared, especially because of the French Artistic Mission or the ?Lebreton Colony? and its impacts on the artistic formation of the Imperial Academy of Fine Arts. The research is made comparatively from texts related to the processes of transposition between paintings and prints, prepared by Brazilian and French researchers, seeking to trace the similarities and particularities of each place, taking into consideration the context of each national state. This ongoing research shows in preliminary data that states had different roles in the execution and dissemination of prints.
Keywords: Brazilian Art, French Art,